Loading...

ESPETÁCULOS

Milagre Brasileiro

Tem como tema os “anos de chumbo” da Ditadura Militar, seu foco é o “desaparecido político”.

Milagre Brasileiro

Milagre Brasileiro (2010) tem como tema os “anos de chumbo” da Ditadura Militar, período marcado pela tortura e pela euforia do crescimento econômico.

Seu foco é o “desaparecido político”, personagem que assombra o trágico dia-a-dia daqueles, familiares e amigos, que ainda hoje perseveram para obter do Estado Brasileiro uma resposta satisfatória sobre seu paradeiro. Situação que de resto assombra a consciência nacional.

Personagem emblemática por sua condição extrema, o “desaparecido político” não pode ser incluído na estatística macabra dos mortos em combate, tampouco na lista não menos macabra das vítimas que sobreviveram à barbárie praticada nos porões do regime militar.

A estranha condição de “existência imaterial”, do sujeito que é subtraído da História, se reflete na dramaturgia do espetáculo, que opta por abrir mão da fábula e de sua tradicional função de conduzir o espectador em meio aos acontecimentos daquele período.

Dessa forma, o espetáculo põe em cena a figura mítica de Antígona para dialogar com nossos mortos. Sua referência é o “teatro desagradável”, de Nelson Rodrigues, em seu Álbum de Família.

FICHA TÉCNICA:

Texto e direção: Márcio Marciano
Atuação: Adriano Cabral, Lara Torrezan, Mayra Ferreira, Nuriey Castro, Paula
Coelho, Ricardo Canella, Suellen Brito, Vítor Blam e Zezita Matos
Pesquisa: Coletivo Alfenim
Direção de arte e figurinos: Vilmara Georgina
Direção musical: Mayra Ferreira e Nuriey Castro
Composições musicais: Wilame A.C. e Coletivo Alfenim
Cenário e iluminação: Márcio Marciano