ALFENIM RECEBE A OFICINA “BIOMECÂNICA: A ESCUTA DO ATOR, O JOGO E A CENA”

meye

The Theatre of Meyerhold

Com patrocínio  da  Petrobras, o  Coletivo Alfenim dá  prosseguimento ao processo de estudos da obra  de Machado de Assis  para a montagem de  seu novo espetáculo cujo título provisório é Memórias de um Cão ou Ensaio sobre o Humanitismo.

De 03 a 05 de setembro o Coletivo recebe em sua sede, a Casa Amarela, Robson Haderchpek, professor e coordenador do Curso de Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte que irá ministrar aos integrantes do Coletivo a oficina  “Biomecânica: a escuta do ator, o jogo e a cena”,  desenvolvida  a  partir de alguns princípios  do  treinamento  de  biomecânica desenvolvido por Meyerhold.

Leia a seguir, mais informações sobre a oficina e seu ministrante.

A oficina “Biomecânica: a escuta do ator, o jogo e a cena” busca relacionar a biomecânica de Meyerhold  com o trabalho de “escuta” do ator, preparando-o para o jogo cênico.  Os estudos serão desenvolvidos com base num trabalho de preparação corporal, e as sequências “Atirando a Pedra” e “Golpe com a Adaga” serão utilizadas como base de investigação.

Sobre Robson Haderchpek:

Ator, diretor, professor e pesquisador formado e pós-graduado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Bacharel em Artes Cênicas, começou a estudar teatro em 1994 no Núcleo de Artes Cênicas do SESI de Rio Claro/SP. Fez Mestrado e Doutorado na área de Artes/Teatro e atualmente desenvolve uma pesquisa acerca dos princípios ritualísticos da cena. É professor e coordenador do Curso de Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atua também no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e coordena Projetos de Extensão e Pesquisa na UFRN. Trabalha ativamente na área de Teatro estabelecendo um diálogo constante entre as práticas artísticas da academia e o cenário teatral contemporâneo; dirigiu mais de trinta espetáculos, dentre eles: “Revoada” – Arkhétypos Grupo de Teatro da UFRN (2014), “Aboiá” – Arkhétypos Grupo de Teatro da UFRN (2013), “Santa Cruz do Não Sei” – Arkhétypos Grupo de Teatro da UFRN (2011-2012), “Andanças” (2009-2010) Prêmio Funarte de Teatro de Rua, “As Troianas” (2009), “Carolinas” (2007-2008) Vencedor do Mapa Cultural Paulista, “A Terceira Margem do Rio” (2007) e “Murucututu” (2007) Contemplado pelo Projeto SESC Amazônia das Artes. Tem promovido debates e palestras a respeito da arte teatral e dos saberes populares, incentivando a formação de Grupos de Pesquisa dentro e fora da Universidade. Desenvolve ainda atividades artísticas na área de atuação, direção, preparação corporal de atores e pedagogia teatral. Em 2006, foi contemplado pelo PAC (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo). Em 2008, foi vencedor do Mapa Cultural Paulista. Em 2009, ganhou o FUNARTE de Teatro de Rua e em 2012 ganhou juntamente com o Grupo Arkhétypos de Teatro, o Prêmio de Teatro Myriam Muniz – FUNARTE Categoria Montagem. Tem atuado continuamente em parceria com grupos de teatro e pesquisadores do Brasil e do exterior.

Deixe uma resposta

Responda para enviar * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

                 
%d blogueiros gostam disto: