I MOSTRA PARAIBANA DE DRAMATURGIA CONTEMPORÂNEA

EM BUSCA DA NOVA DRAMATURGIA PARAIBANA
Dramaturgo Márcio Marciano realiza curso gratuito de dramaturgia contemporânea

O projeto Teatro Alfenim em Repertório, contemplado com o Prêmio FUNARTE Myriam Muniz de Teatro 2011/2012, inicia na próxima segunda-feira (19) o período de inscrição para o 1º Laboratório Paraibano de Dramaturgia Contemporânea. As inscrições, gratuitas, seguem até dia 30 de março (sexta-feira) apenas por email: teatroalfenim@gmail.com. Os interessados devem enviar uma carta de intenção e um breve currículo. O resultado será divulgado no dia seis de abril (sexta- feira).

Aberto a dramaturgos, escritores, estudantes de teatro e interessados, o laboratório tem duração de dois meses, de 10 de abril (terça-feira) a 31 de maio (quinta-feira). As aulas serão nas terças e quintas-feiras, das 19h às 22h, em local a ser informado pela produção do Coletivo de Teatro Alfenim.

Em meio à temporada do espetáculo “Milagre Brasileiro”- que segue em cartaz na Casa de Cultura Cia da Terra, aos sábados (20h) e domingos (17h) até 22 de abril – o coletivo teatral prepara-se para iniciar esta ação prevista no prêmio conquistado. Segundo o encenador e dramaturgo Márcio Marciano, que irá ministrar o curso, a idéia de propor um curso de dramaturgia contemporânea, surgiu da falta de acesso aos autores locais.

“Há poucos autores em atividade e na maior parte dos casos, seus textos não vêm a público”, observa o dramaturgo. Diante disso, o laboratório terá como missão fomentar a pesquisa e a criação de novos textos teatrais que utilizem prioritariamente como tema assuntos relativos à sociabilidade paraibana contemporânea, como Márcio explica a seguir.

“Através do estudo sistemático de textos teóricos e da dramaturgia clássica e contemporânea, bem como do exercício de escritura de novas cenas, o Laboratório poderá contribuir efetivamente para o surgimento de novos Autores interessados em formular e discutir esteticamente os assuntos que pautam a sociedade paraibana hoje”, diz.

Durante o laboratório, os alunos participarão de encontros abertos ao público com teóricos da dramaturgia e autores paraibanos, de forma a estreitar as relações dos jovens dramaturgos com a produção e a pesquisa em dramaturgia.


I MOSTRA PARAIBANA DE DRAMATURGIA CONTEMPORÂNEA

Serão selecionados 05 (cinco) textos produzidos pelos participantes durante o laboratório para serem apresentados ao público de João Pessoa na forma de “leitura encenada”.

Serão convidados grupos que atuam em João Pessoa para participarem da I Mostra Paraibana de Dramaturgia Contemporânea, a ser realizada no segundo semestre. “Nessa ocasião contaremos com a presença de pesquisadores e autores da dramaturgia contemporânea nacional, que participarão da Mostra como debatedores, encarregados de comentar criticamente os textos apresentados”, acrescenta Márcio Marciano.

Numa segunda fase do projeto, o produto desses debates abertos ao público será documentado em um “Caderno de Dramaturgia”, que também prevê a edição dos textos apresentados na Mostra. Numa fase posterior, será criado um Banco de Textos da Nova Dramaturgia Paraibana. Trata-se de um site que abrigará os textos produzidos no laboratório de dramaturgia e artigos e ensaios sobre os processos de criação.

Deixe uma resposta

Responda para enviar * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

                 
%d blogueiros gostam disto: