COLETIVO ALFENIM PREPARA OFICINA DE FÉRIAS PARA INÍCIO DE 2015

5_6_ensor_mauvais_medecins_web_large@2x

Em 2014, o Coletivo Alfenim concentrou esforços na realização simultânea de dois grandes projetos: Figurações Brasileiras, que tem o patrocínio da Petrobras; e a circulação do espetáculo O Deus da Fortuna, pelo SESC – Palco Giratório.  As atividades de pesquisa e capacitação para a montagem do espetáculo inédito Memórias de um Cão – previstas na segunda etapa do projeto Figurações Brasileiras – ocuparam os períodos em que o Coletivo permaneceu em João Pessoa.

Em sua sede, a Casa Amarela, o Coletivo dedicou-se ao estudo e experimentação de fragmentos do universo machadiano. Além dos ensaios, realizou três oficinas internas de capacitação: “Oficina de composição musical”, ministrada pelos músicos Walter Garcia e Marília Calderón, “Movimento e Percussão Afro”, ministrada por Luiz Filho e a oficina “Biomecânica: A escuta do ator, o jogo e a cena”, ministrada por Robson Haderchpek. Em abril, com apoio da Universidade Federal da Paraíba, o Coletivo organizou o Seminário A Atualidade de Machado de Assis, com a participação de estudiosos e críticos da obra machadiana, como Sérgio de Carvalho, José Antônio Pasta Jr, entre outros. O conteúdo das palestras e debates sobre o pensamento de Machado vem servindo de matéria para a criação da dramaturgia do novo espetáculo, cuja maior referência são os romances Quincas Borba e Memórias Póstumas de Brás Cubas.

Em paralelo a esse trabalho de pesquisa e capacitação, o Alfenim também ministrou uma série de oficinas gratuitas em João Pessoa e por mais cinco cidades do interior da Paraíba, com patrocínio do Fundo de Incentivo à Cultura do Estado (FIC – Augusto dos Anjos). No segundo semestre de 2014, o Coletivo percorreu mais de vinte cidades do Brasil pelo SESC – Palco Giratório, com apresentações de O Deus da Fortuna, além de ministrar oficinas e realizar encontros de intercâmbio com grupos locais.

Durante a viagem de circulação pelas cinco regiões do país, o Alfenim dedicou-se a manter ensaios regulares para a montagem de seu novo espetáculo. O resultado desse primeiro estágio de estudos foi apresentado em novembro no Festival O mundo inteiro é um palco, promovido pelo Grupo parceiro Clowns da Shakespeare. O experimento cênico Ensaio sobre o Humanitismo, foi recebido com entusiasmo pelo público, que após a apresentação participou de um acalorado debate sobre os rumos da nova montagem.  Observações críticas sobre o experimento podem ser lidas no site do Festival:  http://www.omundointeiroeumpalco.com/#!notcias/cdep

 O Coletivo Alfenim encerra as atividades de 2014, e aproveita para divulgar a realização em janeiro de 2015 de uma oficina de férias gratuita, aberta a atores e interessados em participar do processo de finalização da dramaturgia do espetáculo Memórias de um Cão. Através de exercícios dramatúrgicos com base em fragmentos da obra de Machado, a oficina abre os ensaios do Coletivo para um segundo estágio da montagem do novo espetáculo. Maiores informações sobre as inscrições e a data de realização serão divulgadas em janeiro.

 

 

Deixe uma resposta

Responda para enviar * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

                 
%d blogueiros gostam disto: