COLETIVO ALFENIM COMPÕE CANÇÕES PARA MEMÓRIAS DE UM CÃO

Em parceria com os músicos Walter Garcia e Marília Calderón, o Coletivo Alfenim compôs, em oficina realizada na Casa Amarela, entre os dias 15 e 17 de maio, algumas canções e experimentos sonoros que poderão ser utilizadas na montagem de seu novo espetáculo Memórias de um Cão.  Além dos integrantes do Coletivo Alfenim, participaram da oficina como convidados os músicos Erick Almeida, da Banda Baluarte, e Gustavo Seabra, do Grupo Camena.

O trabalho marcou o início da segunda etapa do Projeto Figurações Brasileiras, patrocinado pela Petrobras. Nesta nova etapa, o Coletivo dedica-se ao estudo da obra de Machado de Assis, sobretudo de seus romances “Quincas Borba” e “Memórias póstumas de Brás Cubas”.

Durante os encontros, foram realizados exercícios de improvisação musical com base em sambas de roda recolhidos da tradição popular, e experimentos de composição musical a partir de fragmentos do romance “Quincas Borba”.

O resultado desse processo são as canções “Sobre o princípio perene da natureza humana”, “Ao vencedor, as batatas” , “Demente” e “Herdeiro Universal”. Além das canções, surgiram os experimentos sonoros “Humanitas”, uma série de variações a partir da doutrina amalucada do filósofo e lunático Quincas Borba, personagem que surge no romance “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e serve de título ao romance posterior, “Quincas Borba”, que trata entre outros temas, das inúmeras formas de alienação.

Algumas das composições foram apresentadas ao final do show Na Cachola, projeto autoral desenvolvido por Walter Garcia e Marília Calderón, e que aconteceu no sábado, dia 17 de maio, na Fundação Casa de Cultura Companhia da Terra.

O Coletivo Alfenim dá continuidade ao processo de estudos machadianos com a realização do seminário A atualidade de Machado de Assis, que acontece na Sala Cinema Aruanda, no CCTA da UFPB, de 04 a 06 de junho de 2014, às 19 horas, com entrada franca. O seminário tem o apoio do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba. Em breve, serão divulgadas nesta página maiores informações sobre o evento.

Deixe uma resposta

Responda para enviar * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

                 
%d blogueiros gostam disto: