COLETIVO ALFENIM ABRE SEMINÁRIO – A ATUALIDADE DE MACHADO DE ASSIS – COM ALEXANDRE FLORY

Caricatura do jovem Machado de Assis no O Globo, 1876, esculpindo o busto de uma mulher, em alusão à Helena, publicada em folhetim neste jornal.

Caricatura do jovem Machado de Assis no O Globo, 1876, esculpindo o busto de uma mulher, em alusão à Helena, publicada em folhetim neste jornal.

O Coletivo de Teatro Alfenim recebe nesta quarta-feira, dia 07 de maio, em sua sede, a Casa Amarela, o professor e pesquisador Alexandre Flory, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O encontro abre o seminário A atualidade de Machado de Assis, que acontece no período de maio a junho de 2014 e tem o apoio do FIC – Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos (2012).

O evento marca o início do processo de estudos da obra de Machado de Assis, sobretudo dos romances “Quincas Borba” e “Memórias póstumas de Brás Cubas”, para a construção da nova montagem do Coletivo, cujo título provisório é “Memórias de um Cão”. O seminário e a montagem são parte do Projeto Figurações Brasileiras, com patrocínio da Petrobras.

Alexandre Flory atua principalmente com crítica imanente da obra de arte, relação entre literatura e sociedade e literatura comparada (brasileira e alemã), além de teoria e história do teatro e teatro épico no Brasil. Em sua palestra, irá propor uma leitura dos romances da fase inicial de Machado a partir do entendimento das teses de Walter Benjamin sobre o conceito de História. 

O interesse permanente por assuntos brasileiros levou o Coletivo a eleger a obra Machado de Assis como subsidiária para a criação de seu novo espetáculo. Ao internalizar nas personagens as ambiguidades de uma sociedade que oscila entre o arcaísmo e a modernidade, através de procedimentos narrativos de complexidade incomum, sua obra possibilita o exame rigoroso das contradições que marcam a formação do sujeito brasileiro.

O seminário A atualidade de Machado de Assis visa a fomentar o estudo do romance machadiano, com ênfase em suas técnicas narrativas, de modo a capacitar o Coletivo Alfenim para a empreitada de transplantar à cena procedimentos semelhantes de internalização que possam dar corpo às contradições que atravessam a sociedade brasileira contemporânea.

SERVIÇO:

Seminário: A atualidade de Machado de Assis

Palestra com Alexandre Flory (Universidade Estadual de Maringá)

Data: 07 de maio de 2014

Horário: 14h00

Local: Casa Amarela – sede do Coletivo Alfenim

(Rua Amaro Coutinho, 163 – centro).

ENTRADA FRANCA

Contato: (83) 9624-8498

 

Deixe uma resposta

Responda para enviar * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

                 
%d blogueiros gostam disto: