BREVIDADES INICIA SÉRIE DE ENSAIOS ABERTOS

Brevidades, mais recente produção do Coletivo Alfenim, vencedor do FMC / 2011 e do Programa de Cultura BNB-BNDES / 2012, iniciou nesta última quinta-feira, na Casa de Repouso Vila Vicentina, no bairro da Torre, uma série de ensaios abertos antes da estreia oficial que deve ocorrer no mês de junho de 2013, na fundação Casa de Cultura Companhia da Terra. O próximo ensaio deve ser aberto a estudantes de Psicologia e a Cuidadores especializados em pacientes com o Mal de Alzheirmer.
O monólogo a cargo de Zezita Matos narra a história de um atriz impossibilitada de exercer seu oficio por ter sido acometida por essa doença. A personagem Eleusa recebe o público sem saber ao certo se essas pessoas compareceram para fazer-lhe uma visita ou para vê-la representar. Em meio a rememorações que fundem lapsos da infância, da mocidade e de sua vida como atriz, Eleusa retoma fragmentos de textos clássicos que já havia representado em sua carreira.
Na zona obscura em que se amalgamam dados da atualidade e resquícios do mais longínquo passado, a atriz Eleusa faz diluir com suas ações incongruentes as fronteiras entre o vivido e o representado, de forma que Brevidades se constitui como um exercício de metalinguagem que recorre a uma atriz com a experiência de cena de Zezita Matos para representar o papel de uma outra atriz, que desaprende o ato de representar.
 O ensaio aberto de Brevidades a um público que padece do mesmo mal da personagem revelou a atualidade e a potencialidade do tema, ao mesmo tempo em que demonstrou a força de comunicação de um monólogo que transita entre o depoimento ficcional, o diálogo de improviso e a representação de fragmentos de textos clássicos como Hamlet e Romeu e Julieta.

Deixe uma resposta

Responda para enviar * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

                 
%d blogueiros gostam disto: