ALFENIM INICIA PROCESSO DE PESQUISA E CIRCULA PELO PALCO GIRATÓRIO

 

DeusDaFortuna-059Acontece em Fortaleza, no dia 25 de abril, no Teatro SESC Emiliano Queiroz, a estreia de O Deus da Fortuna, do Coletivo Alfenim, pelo Palco Giratório, projeto de circulação patrocinado pelo SESC. A programação reúne espetáculos de teatro e dança que se destacaram em 2013.

O Deus da Fortuna circula por 24 cidades do Brasil, entre abril e novembro de 2014. Além das apresentações do espetáculo, o Coletivo realiza oficinas, intercâmbio com grupos locais e participa do Pensamento Giratório, ação formativa que busca promover o debate entre as diversas tendências do teatro contemporâneo.

Em paralelo à programação do Palco Giratório, o Coletivo inicia a segunda etapa do Projeto Figurações Brasileiras, que tem o patrocínio da Petrobras. Após a apresentação em João Pessoa de seu repertório, composto pelos espetáculos Brevidades, O Deus da Fortuna, Milagre Brasileiro e Quebra-Quilos, em cartaz de setembro de 2013 a março de 2014, o Alfenim inicia o processo de estudos da obra de Machado de Assis para a montagem de seu novo espetáculo Memórias de um Cão.

A Casa Amarela, sede do Alfenim, recebe em maio a visita de Alexandre Flory, professor do Departamento de Teatro da Universidade Estadual de Maringá. Em sua palestra, o pesquisador empreende uma leitura dos primeiros romances de Machado de Assis a partir das teses sobre conceito de História de Walter Benjamin. O evento marca o início do Seminário A atualidade de Machado de Assis, série de encontros com estudiosos da obra de Autor de Quincas Borba, cujo objetivo é subsidiar teoricamente o processo de escrita do espetáculo Memórias de um Cão.   

Ainda em maio, o Coletivo Alfenim participa de oficina de capacitação com o músico e pesquisador Walter Garcia, professor da área temática de Música da Universidade de São Paulo e editor da Revista do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB). A oficina visa à criação de partituras sonoras e canções a partir de fragmentos da obra de Machado de Assis. O músico realiza no dia 10/05 show-demonstração de sua pesquisa, na Fundação Casa de Cultura Companhia da Terra, com entrada franca.

Deixe uma resposta

Responda para enviar * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

                 
%d blogueiros gostam disto: