ALFENIM ENCERRA 2013 COM “MILAGRE BRASILEIRO”

banner-milagrebrasileiro

Após o encerramento neste sábado, 21 de dezembro, da temporada de Milagre Brasileiro, o Coletivo Alfenim entra em recesso até janeiro de 2014.

No início do próximo ano serão retomados os ensaios para a reestreia em fevereiro de Quebra-Quilos, espetáculo que fecha a programação do Repertório do Coletivo Alfenim, como parte do Projeto de manutenção Figurações Brasileiras, com patrocínio da Petrobras.

Quebra-Quilos, de 2007, é o espetáculo que marca a fundação do Coletivo. Aborda a revolta popular que incendiou o sertão da Paraíba em fins do século XIX, quando da implantação do sistema métrico decimal no país.

Insatisfeitos com a truculência das forças imperiais, que impunham com violência a utilização dos novos pesos e medidas, e sufocados pelo constante aumento de impostos, os quebra-quilos, camponeses que comerciavam o produto de suas lavouras nas feiras locais, insurgiram-se contra o governo imperial, dando origem a uma das primeiras revoltas eminentemente populares ocorridas no Brasil.

A remontagem de Quebra-Quilos acontece num momento em que ainda ecoam pelas ruas do país os gritos de protesto de junho de 2013.  A  exemplo do que ocorreu naquela remota década de 1874, também hoje as forças da ordem querem calar com balas de borracha e bombas de efeito moral – as baionetas dos dias que correm -, o legítimo protesto de quem se vê alijado do processo produtivo, ao mesmo tempo em que é submetido às humilhantes formas de desassistência e negligência do Poder Público, associado aos interesses do capital.

A temporada de Quebra-Quilos encerra a primeira fase do Projeto Figurações Brasileiras. A partir de março de 2014, o Coletivo inicia os estudos da obra de Machado de Assis, para a criação de seu novo espetáculo, que tem o título provisório de Memórias de Um Cão.

O Coletivo Alfenim aproveita para agradecer imensamente ao público que nos acompanhou durante toda a temporada do Repertório, e a nossos parceiros e colaboradores sempre criticamente presentes em nossa trajetória. A todos, os sinceros votos de um 2014 repleto de boas lutas.

 

 

Deixe uma resposta

Responda para enviar * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

                 
%d blogueiros gostam disto: