A ATUALIDADE DE MACHADO DE ASSIS

machado-de-assis-dDp-3

Com patrocínio da Petrobras, o Coletivo de Teatro Alfenim realiza o seminário A Atualidade de Machado de Assis nos dias 04, 05 e 06 de junho na sala Cinema Aruanda do Centro de Comunicação Turismo e Artes da UFPB com o apoio do Departamento de Artes Cênicas. O seminário sobre a obra de Machado de Assis marca o início da segunda fase do projeto Figurações Brasileiras.
Nesta etapa do projeto, o Coletivo Alfenim dedica-se ao estudo da obra de Machado de Assis, visando à montagem de novo espetáculo, cujo nome provisório é Memórias de um Cão.
José Antonio Pasta, um dos mais influentes críticos literários do país, autor do livro Trabalho de Brecht – Breve Introdução ao Estudo de uma Classicidade Contemporânea, faz a abertura do seminário com a conferência A experiência brasileira na obra de Machado de Assis.
As demais mesas serão compostas respectivamente por Sérgio de Carvalho, dramaturgo e diretor da Companhia do Latão, de São Paulo, e Romero Venâncio, professor da Universidade Federal de Sergipe; e por Ivan Barbosa, professor da Universidade Federal da Paraíba e Luciano Oliveira, professor da Universidade Federal de Pernambuco.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 04/06/2014

A EXPERIÊNCIA BRASILEIRA NA OBRA DE MACHADO DE ASSIS
Abertura do seminário com José Antonio Pasta:
José Antonio Pasta é Mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP; Doutor e Livre Docente em Literatura Brasileira pela USP; Pós-doutorado pela École des Hautes Études em Sciences Sociales, de Paris. Professor Senior na USP.

Dia 05/06/2014

A DIALÉTICA COMO MÉTODO DA ESCRITA MACHADIANA
Mesa com Sérgio de Carvalho e Romero Venâncio:

Sérgio de Carvalho é diretor e dramaturgo da Companhia do Latão. Pesquisador de teoria do teatro e professor de Dramaturgia e Crítica na Universidade de São Paulo. É mestre em Artes Cênicas e Doutor em Literatura Brasileira pela USP.

Romero Venâncio é professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe. Atua principalmente nos temas: Filosofia Contemporânea, Estética, Teoria da Religião e Teoria política latino-americana. É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia e Literatura (GEFELIT) na UFS e do Grupo de pesquisa em América Latina contemporânea (GEPALC) na UFPB.

Dia 06/06/2014

NEGROS E AGREGADOS NA OBRA DE MACHADO DE ASSIS
Mesa com Ivan Barbosa e Luciano Oliveira

Ivan Barbosa é professor adjunto do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba. Atua principalmente nos temas: Sociologia no Brasil, Sociologia da Educação e Sociologia do Trabalho e é coordenador do grupo de pesquisa Ciências Sociais, Cultura e Educação.

Luciano Oliveira é professor associado III da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Outras Sociologias Específicas (Sociologia Jurídica), atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, tortura, violência urbana e “sociedade disciplinar”. Mestre pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutor em Sociologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales.

SERVIÇO:

Seminário A ATUALIDADE DE MACHADO DE ASSIS
Data: de 04 a 06 de junho de 2014
Horário: 19 horas
Local: Sala Cinema Aruanda, CCTA, UFPB
ENTRADA FRANCA
Contato: (83) 9624-8498
PATROCÍNIO: PETROBRAS
APOIO: DEPARTAMENTO DE ARTES CÊNICAS – UFPB

Deixe uma resposta

Responda para enviar * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

                 
%d blogueiros gostam disto: